5 dicas essenciais sobre WordPress para iniciantes

Oba, vou iniciar um blog. Mas… como começar? As cinco dicas abaixo são essenciais para você que está iniciando agora um blog em WordPress (algumas podem ser utilizadas para qualquer tipo de blog).

1) Use a barra lateral (sidebar) com cuidado

A barra lateral deve conter apenas links ou widgets que tragam uma complementação para o blog, ajude a monetizar, adicione pessoas a uma lista de newsletter ou gera uma ação que você gostaria que os usuários levassem (lead generation).

É recomendado colocar ícones como redes sociais, um formulário de para se cadastrar em sua newsletter, links para os posts mais populares e alguns anúncios.

Não é recomendado colocar links que não tenham a ver com o blog, encher de widgets desnecessários (por sinal, se há um widget que eu ODEIO é o Calendário).

2) Limpe os links permanentes

Não, não é pra você sair apagando os seus links permanentes. Mas para diminuir o tamanho do endereço. Ex.: se fossemos utilizar o link permanente padrão para este post, teríamos algo como: http://www.dicaswp.com.br/5-dicas-essenciais-sobre-wordpress-para-iniciantes/ isso é muito grande. Resuma para algo em torno de 3, 4 palavras. No nosso caso: http://www.dicaswp.com.br/dicas-essenciais-wordpress/

Outra opção é ir em Configurações > Links Permanentes e selecionar a opção: Nome do Post.

Captura de Tela 2013-09-07 às 20.01.01

3) Otimize seu títulos e descrições para gerar impactos

Um plugin que eu recomendo que todo mundo instale assim de instalar o WordPress é o WordPress SEO by Yoast. O Plugin pega o primeiro parágrafo do artigo e usa como descrição, ou seja, é recomendado que você escreva a sua própria descrição.

Captura de Tela 2013-09-07 às 20.08.25

4) Otimize as imagens do seu blog

Essa é uma dica que eu não sigo muito bem por falta de tempo. Mas é bastante útil para você, blogueiro, que pretende deixar o Google indexar as suas imagens (uma dica: é muito útil).

Ao fazer o upload da sua imagem você tem a opção de escolher o título, uma legenda e uma descrição. Otimize segundo as ferramentas de busca, para que o Google indexe de forma eficiente.

Fato curioso: muita gente tem entrado no blog com a pesquisa cavalo. Isso se dá por causa do post da Via Hospedagem que conta com um cavalo.

5) Crie artigos rápidos e fáceis de serem lidos

Apesar deste blog ser um metablog (ou seja, um blog sobre blogs), é recomendado que o seu blog “normal” tenha entre 400 e 500 palavras. Se tiver mais, o pessoal tende a fugir. Infelizmente ninguem na internet está preparado para ler um texto grande. Alguns preferem salvar o artigo para ler depois (e lá se vai sua receita em publicidade).

Eu recomendo sempre artigos entre 400 e 500 palavras (não confundir com caracteres). Artigos mais elaborados como tutoriais podem ter mais palavras, desde que contenham também mais imagens (um misto entre imagens e textos é bastante interessante).

Fique por dentro!

Não perca nenhuma novidade no Dicas WordPress. Cadastre-se agora em nosso newsletter.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *