Como redefinir a senha do WordPress?

Esquecer sua senha é algo chato, mas nos dias de hoje é tão comum que chega a ser algo normal. Esquecer a senha do WordPress é algo fácil de ser resolvido, se você se lembrar seu e-mail ou usuário.

Redefinindo a senha no modo fácil

Se você tentou acessar seu site e não conseguiu, verá que existe a opção de “Esqueceu sua senha?” ou em inglês “Lost your password?” abaixo do campo de login. Para redefinir a sua senha, basta clicar nessa opção.

Em seguida basta digitar seu e-mail e nome de usuário e clicar em Obter nova senha. Feito isso em até 1 hora, geralmente, você receberá um e-mail contendo um link que permitirá redefinir sua senha.

Isso, claro, se o seu provedor de hospedagem aceitar envio de mensagens do WordPress. Algumas vezes, nem tanto, isso não ocorre como esperado… E aí teremos que recorrer ao modo mais complicado.

Redefinindo a senha via phpMyAdmin

O phpMyAdmin é um gerenciador gráfico de banco de dados MySQL. Lá no cPanel (já falamos dele em outro post) você desce ou pesquisa em seu navegador phpMyAdmin. A opção que irá aparecer é essa:

Ao clicar no item acima, será aberta uma nova janela/aba. A tela que será exibida é similar a que eu mostro na captura de tela abaixo. É possível que você tenha mais de um banco de dados em seu phpMyAdmin. Para ter certeza qual é o seu banco de dados, recomendo você usar o gerenciador de arquivos ou FTP e abrir o arquivo wp-config.php em seu WordPress. Se só tiver um banco de dados, não precisa realizar tal procedimento.

Ao clicar no banco de dados, a tela que será exibida é essa:

Um aviso: muito cuidado com o que você mexe no banco de dados. Um erro, pode significar seu banco de dados sendo corrompido E MUITO trabalho para resolver.

Passado o aviso, vamos redefinir nossa senha? Clique na tabela:

wp_users

Em alguns casos, o prefixo pode ser diferente como XX_users. O importante é que o final seja users. Essa é a tela que será exibida.

Agora clique em Editar. E você será levado para uma nova tela.

Perceba que marquei apenas o campo em azul chamado user_pass. É apenas com ele que iremos trabalhar. No primeiro campo marque a opção MD5 e no segundo campo, que eu risquei de vermelho, coloque a sua nova senha.

Agora, basta rolar até o fim da página e selecionar a opção Executar / Salvar. E pronto, basta acessar o painel de controle do seu blog/site WordPress.

Não resolveu o problema ou você acha que foi muito complicado? Nós oferecemos Suporte Premium de WordPress. Basta entrar em contato conosco.

Sobre o autor

Adicionar comentário

Leave a Reply

Recent Posts

Recent Comments

Archives

Categories

Meta