Conteúdo Complementar da Aula 1 do Curso Demolição Digital

Com base nas dicas do Demolição Digital, decidi expandir e oferecer aos leitores referências. Essas dicas são para os que já adquiriram o curso Demolição Digital e não sabem onde encontrar temas, imagens, dicas de conteúdo, etc. Se você ainda não adquiriu o curso, compre agora mesmo.

Lembrando que eu não tenho nenhuma ligação com o Demolidor Digital, nem com o Anderson Chipak. Estou apenas realizando tal conteúdo complementar por acreditar que possa acrescentar no curso e no aprendizado dos alunos.

Qual a melhor plataforma para blogs?

Muitas pessoas para economizar preferem usar o Blogger/Blogspot. Devo dizer que, apesar da plataforma ser bastante flexível, você não tem total controle sobre os seus arquivos. Como o site está hospedado no Google (que é dono do Blogger), ele possui controle sobre o seu site. Ou seja, se sua conta do Gmail for comprometida, seu blog também será. Se algum arquivo hospedado em seu blog, for considerado impróprio pelo Google, há uma boa chance dele remover seu blog.

A melhor opção para mim e, claro, vocês estão lendo isso num blog que trata exclusivamente sobre tal plataforma é o WordPress.

A principal vantagem é que você tem total controle sobre os seus arquivos. Podendo mudar de hospedagem a qualquer momento, por exemplo. Você pode hospedar seu site em uma empresa de hospedagem (quem sabe na nossa empresa), instalar quantos temas e plugins você quiser. É claro que o seu conteúdo é armazenado de acordo com os Termos de Uso da empresa. Mas diferentemente de um Google da vida, seu blog só corre o risco de “cair” caso o conteúdo realmente viole os termos. No nosso caso, esse é o único ponto do Termos de Serviço/Uso que incluímos em relação ao conteúdo:

Nós não discriminamos nenhum tipo de conteúdo na HospedeSimples, a não ser que ele fira qualquer norma ou lei brasileira vigente, entre eles: racismo, incitação à violência, discriminação de qualquer sorte (religiosa, étnica, etc.), pedofilia, etc.

Então se você vai montar um simples blog de afiliados, não precisa com o que se preocupar. 🙂

Aparência e Temas

1º Princípio: a cara do blog define se você vai conseguir ganhar a confiança do leitor, ou não.

A aparência é um ponto importantíssimo em seu blog. E não estou falando apenas do tema que você escolhe para o seu blog, mas também de todo o design no geral. A decisão, por exemplo, de focar apenas no conteúdo no novo DicasWP não foi por acaso. Um blog com bastante conteúdo é bom, mas um blog com bastante conteúdo visível e espalhado na home e nas páginas internas, termina perdendo uma coisa bastante importante: o foco. O leitor não vai saber onde focar. Por isso que o único “foco” deste blog é o conteúdo. Até a barra lateral (sidebar) fica escondida para evitar mais poluição visual.

Você pode adquirir o tema que uso em meu blog e usar no seu. O tema chama-se Typology – Text Based Minimal WordPress Blog Theme e custa apenas 49 dólares. Além do DicasWP eu possuo outros sites, aqui vai uma lista de todos os temas que eu já adquiri e são ótimos para você que tem ou terá um blog:

Todos os temas são excelentes e possuem diversas opções de configuração. Para cada tipo de blog eu coloco um tema que seja mais específico para aquele nicho. Eu possuo um blog de variedades, então um tema estilo o Typology não seria eficaz. Por isso, optei por um tema magazine. Mais precisamente o Newslog. Em outros casos, em que o nicho é específico e bastante limitado, tanto o tema Safir quanto o próprio Typology são excelentes, pois focam no conteúdo.

No fim, fica ao seu critério escolher qual tema adquirir. Mas tenha em mente que escolher o tema do seu blog é um passo importantíssimo e não pode ser deixado de lado.

Imagens

2º Princípio: as imagens são a primeira maneira de mostrar que seu blog é profissional.

Eu tenho um certo TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) em relação às imagens. Enquanto muitas pessoas procuram imagens gratuitamente no Google (e eu devo dizer que é uma péssima opção), eu sempre procuro baixar imagens de sites confiáveis e que possuam licença explícita.

Qual a desvantagem de usar imagens do Google? A principal é que você não sabe qual o tipo de licença de uso de imagem que está disponível. A maioria das imagens que estão no Google são “todos os direitos reservados”, isso significa que o uso dela sem permissão pode significar futuramente um belo processo jurídico. Um conhecido chegou a pagar R$20.000 em multa pelo uso de imagens do Google.

Por isso, a melhor opção é procurar em sites confiáveis como o Flickr (através da busca avançada que permite escolher qual o tipo de licença de uso) ou através do Pexels (essa é a minha opção). O Pexels é um buscador de imagens com licença de uso aberta ou de livre compartilhamento. Assim, você tem uso livre para compartilhar em seu blog, seu conteúdo, seu infoproduto, etc.

Alerta

Não está entendendo nada do que estamos falando? Você já fez a Aula 1 do curso Demolição Digital? Se não, recomendo que você inicie sua aula agora mesmo. Caso ainda não tenha adquirido o curso, vou colocar um anúncio do curso abaixo. Outros materiais complementares serão postados e é muito importante que você tenha adquirido o curso para poder compreender tudo que estou falando.

Fique certo de uma coisa. Eu nunca vou vender um produto que eu não comprei ou usei anteriormente e gostei. Comprei outro curso recentemente, mas achei a metodologia péssima. O curso era mais barato, mas não passava nenhuma garantia de aprendizado. O conteúdo do Demolição Digital é útil para todos, até mesmo para quem já tem experiência na área de marketing ou afiliados. Eu recomendo por que eu realmente adorei.

Sobre o autor

Adicionar comentário

Leave a Reply

Recent Posts

Recent Comments

Archives

Categories

Meta