Erro 404 no WordPress, o que pode ser?

Muitos visitantes que irão acessar o Dicas WordPress provavelmente irão se deparar com uma página de “Erro 404 – Página Não Encontrada“. O erro é em decorrência das inúmeras vezes que o blog foi indexado e re-indexado no Google, teve seu conteúdo removido, adicionado novamente e removido novamente.

Para corrigir esse erro, primeiramente vamos ver se o problema é mais simples do que imaginamos. Geralmente (e eu digo que em 99% dos casos), o erro acontece por causa do arquivo .htaccess que não está presente ou está corrompido. Esse arquivo, que é fundamental, também pode ocasionar alguns erros 500, mas iremos entrar em detalhes sobre ele depois.

Para começar, acesse a administração do seu site. O link geralmente é algo assim:

http://www.seusite.com.br/wp-admin

Agora faça o login com seus dados administrativos. Acesse o link Configurações e em seguida pressione a opção Links Permanentes. Sem alterar nada, clique em salvar. Acesse seu site e verifique se você consegue acessar normalmente o conteúdo que antes exibia com erro.

Se ao invés de salvar diretamente, você receber um aviso do tipo “nós faríamos isso automaticamente, mas como sua hospedagem não permite que você edite os arquivos…”, significa que o WordPress não conseguiu alterar automaticamente o arquivo .htaccess e você terá que resolver o problema manualmente.

Aí é que para os iniciantes que não entendem nada de FTP ou mesmo de cPanel a coisa fica um pouco mais complicada.

Está com problema no WordPress e não faz a menor ideia de como resolver? Não se preocupe, nós oferecemos Suporte para WordPress. Oferecemos planos mensais e planos pagos apenas por uso. Saiba mais.

E agora, o que fazer? Há duas opções:

  1. Você pode usar o Gerenciador de Arquivos que está presente no painel de controle cPanel ou
  2. Você pode fazer o download de algum programa de FTP. Veja a nossa lista de softwares recomendados.

A primeira opção é mais simples, mas está disponível apenas para quem usa cPanel. Ao fazer login em seu cPanel, você irá encontrar uma tela parecida com essa:

Essa opção “Gerenciador de arquivos” é a opção que você precisa escolher. Ao clicar nela, uma nova janela/aba irá abrir.

Você vai se deparar com uma infinidade de diretórios e arquivos. Se o problema for no domínio principal, ex.: www.dicaswp.com.br, você poderá acessar o arquivo .htaccess na pasta public_html/.htaccess. Caso o arquivo não exista, crie-o exatamente com essa terminologia: .htaccess. Se o arquivo já existe, copie o conteúdo que o WordPress forneceu e sobreescreva o conteúdo atual do .htaccess.

Se o problema for em um subdomínio ou domínio adicional, você precisará primeiro entrar na pasta de tal domínio. Em alguns servidores essa pasta fica assim: /dominioalternativo.com.br/public_html/ em outros pode ser assim: public_html/dominioalternativo.com.br/. Verifique em qual você consegue encontrar os arquivos do WordPress e basta fazer o mesmo passo citado acima.

Se sua hospedagem não usar cPanel, então só sobrará fazer login no FTP. Sobre o login no FTP, eu deixarei para uma outra hora pois irei explicar como se usa o FTP e para que serve.

Sobre o autor

1 comentário

Leave a Reply

Por yeltsin

Recent Posts

Recent Comments

Archives

Categories

Meta