FTP: O que é e como usar?

FTP é a sigla para File Transfer Protocol ou em português, algo como, Protocolo de Transferência de Arquivos. Há várias maneiras de acessar um servidor FTP. Antigamente, por falta de experiência, eu utilizava o Windows Explorer. Sim, é possível utilizar o próprio Explorer para acessar FTP. Mas acredite, é péssimo. Principalmente para nós desenvolvedores que possuímos uma infinidade de servidores com usuários e senhas totalmente diferentes uma das outras.

Para isso, eu uso o Filezilla, um software 100% gratuito e de código-livre multi-plataformas, ou seja, está disponível para instalação no Windows, Linux e Mac OS X. São inúmeras as vantagens de se usar um software dedicado para FTP: multi-abas, gerenciador de servidores, múltiplas conexões de download upload, etc.

Há quatro campos fundamentais no acesso FTP:

  • Host – Ou seja, o IP ou website que você deseja acessar.
  • Porta – Geralmente deixo em branco, pois a porta padrão é 21. Em raros casos essa porta pode ter sido trocada.
  • Usuário – Usuário do FTP
  • Senha – Senha do FTP

Em alguns casos, as hospedagens colocam uma outra camada de segurança através de conexão SSH com uma chave de acesso. Isso torna a conexão um pouco mais lenta, mas muito mais segura. Esse protocolo é chamado de SFTP ou SSH + FTP (SSH significa Secure Shell). Inclusive, para se acessar sites no servidor da Amazon, por exemplo, você consegue via SFTP (até pode tentar instalar o FTP, mas não é recomendado).

Onde obter os dados de login?

Em 90% dos casos, sua hospedagem deve ter enviado um e-mail para você contendo os dados. Na grande maioria das vezes, o acesso ao FTP é o mesmo do cPanel. Ou seja, o login e a senha do FTP são iguais ao do cPanel.

Caso não tenha esses dados ou tenha os do cPanel e acuse como dados incorreto, entre em contato com o seu provedor de hospedagem.

Como acessar meu site?

Se você já efetuou o download do Filezilla, basta realizar a instalação dele. Caso não, efetue o download dele ou de outro aplicativo de sua escolha. Abra o seu aplicativo escolhido. Vamos prosseguir este tutorial com o Filezilla, caso tenha escolhido outro as opções podem ser um pouco diferentes.

A primeira tela que você verá é essa.

Se lembra que falamos dos quatro campos importantes no FTP? Eles serão úteis agora. Aperte Arquivo > Gerenciador de Sites ou pressione Control + S. No seu caso, não exibirá nenhum site, no meu screenshot há diversos sites meus e dos meus clientes.

E agora você pode colocar no host qual o IP ou site que você pretende acessar. A porta, como disse, pode ser deixada em branco como pode ser visto acima e você precisará preencher o login e senha.

Perceba que nesse caso selecionei a opção SFTP. Nesse caso particularmente, uso apenas uma senha e o usuário comum, por que é um servidor de desenvolvimento.

Preencheu os dados? Clica em Conectar. E você já poderá acessar os seus arquivos normalmente. Assim, caso queira alterar o seu arquivo .htaccess por exemplo, basta navegar até a pasta public_html ou httpsdocs (as pastas podem ter nomes diferentes de acordo com o seu provedor de hospedagem).

Sobre o autor

Adicionar comentário

Leave a Reply

Recent Posts

Recent Comments

Archives

Categories

Meta