Qual a diferença entre o WordPress.org e o WordPress.com?

Muitos clientes cometem o erro de primeiro configurar seus sites no WordPress.com. Apesar de ser uma ótima plataforma, ela é bastante limitada. Você não pode instalar extensões e nem temas diferentes. Este post serve para explicar as principais diferenças entre o WordPress.com (SaaS) e o WordPress.org (Self-Hosted).

WordPress.com – Software as a Service (SaaS)

Numa comparação bem básica, o Google Drive é o WordPress.com e o Microsoft Office que você instala em seu computador é o WordPress.org. O .com está limitado aos recursos oferecidos pela empresa que hospeda-o enquanto o .org está limitado apenas aos recursos do servidor.

Por exemplo, na versão SaaS você só possui acesso aos temas da marketplace da Automattic. Ou seja, esse tema do blog, por exemplo, não estará disponível para uso nem que você compre-o por fora.

A mesma coisa serve para plugins. Você só tem acesso ao Jetpack e Akismet. Outros plugins maravilhosos não estão disponíveis para uso.

O WordPress.com é mais voltado para ser um concorrente direto do Blogger/Blogspot. Prefiro ele ao Blogger por causa da estrutura de design (CSS, HTML e PHP), além de ser bem mais moderno e servir também para sites institucionais.

Ele possui uma versão premium que permite editar o CSS e customizar algumas opções. Também é possível comprar temas premium da marketplace.

WordPress.org – Self-Hosted

O termo Self-Hosted significa algo como “hospedado por conta própria”. Ou seja, você contrata alguma empresa de hospedagem e possui aquele limite de espaço e tráfego para usar no mês. A vantagem principal é que você pode instalar qualquer tema quiser, qualquer plugin e basicamente alterar o que quiser.

Como o WordPress é um aplicativo open-source você pode até alterar o código-fonte do WordPress, o que definitivamente não é recomendado.

As desvantagens ficam no preço: você precisa pagar um valor mensal para a sua empresa de hospedagem. E para a manutenção: você é o responsável por manter seu site atualizado, seguro e livre de vírus.

Veredito

Use o WordPress.org. No WordPress.com, por exemplo, você não pode colocar anúncios. Então, você pagará para não obter retorno. No WordPress.org você é livre para usar para o que quiser, com quantos anúncios quiser e sem precisar prestar conta à ninguém (exceto ao seu provedor de hospedagem).

Sobre o autor

Adicionar comentário

Leave a Reply

Recent Posts

Recent Comments

Archives

Categories

Meta